sexta-feira, junho 02, 2006

A invasão das COISAS voadoras...

Image Hosted by ImageShack.us

Praga de borboletas invade Portugal

Depois dos mosquitos, chegou ao nosso país uma outra praga, desta vez de borboletas. De acordo com especialistas, esta espécie - "mariposa gamma" – pode provocar nas pessoas reacções alérgicas de pele e respiratórias.

São castanhas, têm uma mancha branca em forma de "y" nas asas e, nos últimos dias, invadiram Portugal. As "mariposa gamma", que chegaram aos milhões vindas do Norte de África, não têm a graciosidade das borboletas coloridas que habitualmente se encontram em cenários e, de acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Médicos de Saúde Pública, Mário Jorge, em declarações ao Correio da Manhã, «podem provocar alergias de pele e respiratórias devido às partículas que emitem». Segundo o médico, as fezes que estas traças largam são a causa para estas alergias nas .
José Robalo, subdirector-geral de Saúde, acrescenta que as actuais «condições atmosféricas são propícias ao aparecimento dos insectos», cujo crescimento foi acelerado devido ao aumento de calor.

Esta praga poderá ter vindo do Norte de África, estando concentradas em particular no nosso país, designadamente no Porto, Aveiro, Viseu, Leiria e Évora, e em Espanha, maioritariamente nas regiões de Madrid e Cáceres.
Nos próximos dias tudo deverá voltar à normalidade, uma vez que a vida desta espécie não é longa. As que sobrevivem aos ataques furiosos dos humanos não duram mais que quatro semanas. No entanto, cada borboleta põe, antes de morrer, mais de mil ovos que passam a larva, depois a crisálida, e só então se transformam em "mariposa gamma " adulta.

Esta não é a primeira vez que as "gamma " invadem Portugal. Em Junho de 1996 houve uma migração em massa semelhante, motivada também por uma subida abrupta da temperatura. «Estas borboletas fazem uma migração sazonal e é habitual que passem pelo nosso país. Porém, este ano, o calor fez eclodir mais cedo as crisálidas que estavam hibernadas e trouxe do Norte de África esta migração massiva», explicou ao Diário de Notícias Adriana Galveias, da Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.
Se é verdade que há várias a voar durante o dia, o certo é que as "mariposa gamma " são borboletas nocturnas, da família das "Noctuidae " e, por isso mesmo, os seus voos são muito mais frequentes durante a noite.
As traças são atraídas pela luz e não é, pois, invulgar que aproveitem janelas abertas se virem luminosidade dentro das casas.

FONTE