sexta-feira, junho 02, 2006

COISAS para reflectir...


Apple perde a favor de bloggers

O tribunal da California acaba de deliberar que os três bloggers, alegadamente implicados na publicação de informação secreta sobre um novo produto da Apple, têm direito a garantir a mesma confidencialidade das suas fontes que os jornalistas. A decisão é polémica e poderá reacender o debate sobre quem deve ser considerado jornalista na 'blogosfera'.

A Apple acabou de perder o processo num tribunal californiano no âmbito do qual a multinacional pedia, há mais de dois anos, que 3 bloggers (possíveis empregados) revelassem a sua identidade depois de, alegadamente, terem revelado nos respectivos diários online, dados secretos sobre o projecto denominado "Asteroid".

(...)LER Completa

Como se identifica que um blogger é um jornalista?
É sobre esta questão que se tem centrado o debate público, também na internet. Num artigo publicado no ano passado no The New York Times, Susan Crawford, professora da Faculdade de Direito na Universidade Yeshiva, afirmou que esta decisão da Apple inaugura uma questão ainda mais ampla - «Sob quais circunstâncias um diário online deve ser forçado a revelar uma fonte por trás de um 'post' publicado?» , questionou a especialista. «Não há distinção entre um repórter do New York Times e um blogger para estes propósitos. Ambos operam como fontes de notícias para o público em geral» , defendeu.