quarta-feira, maio 17, 2006

COISAS geladas ou água com um pedrinha de gelo...


Seca: Companhia das águas britânica quer rebocar icebergues
O principal fornecedor de água ao domicílio na Grã-Bretanha, a Thames Water, está a pensar seriamente em rebocar icebergues do Árctico para Londres, para combater a falta do precioso líquido provocada pela actual seca, revela hoje o Times.

«Temos de estudar todas as alternativas possíveis, incluindo rebocar icebergues do Árctico e provocar chuvas», disse Richard Aylard, da Thames Water, citado pelo diário londrino.

Aylard admitiu que muitas pessoas poderão pensar que se trata de uma ideia «estúpida», mas não deixou de a incluir nas várias alternativas, explicando que a Thames Water ainda não decidiu se vai importar icebergues da Gronelândia ou da Escandinávia.

A Thames Water, filial do grupo alemão RWE, faz o tratamento da água utilizada por 13 milhões de pessoas e fornece água potável a outros oito milhões de pessoas numa zona de 13 mil quilómetros quadrados no sul de Inglaterra, incluindo a área de Londres.

Face a uma seca que poderá vir a ser a pior desde há um século, o governo britânico decidiu segunda-feira atribuir a uma companhia fornecedora de água doméstica a possibilidade de introduzir o racionamento por um período de seis meses, o que acontece pela primeira vez em dez anos.

Fonte: Diário Digital / Lusa

17-05-2006 7:14:12