As COISAS também vão a banhos.

Mediterrâneo ferve com praga de medusas
Imagens de satélite recolhidas e tratadas pela Agência Espacial Europeia (ESA) revelam que, no final do mês de Julho, a temperatura da água em praias turísticas do mar mediterrâneo subiu drasticamente.
As imagens de satélite da ESA mostram que a água "ferveu" no mar Mediterrâneo nos últimos dias de Julho, tendo em alguns pontos ultrapassado os 30º.No espaço de um mês a temperatura da água subiu de forma exponencial, em zonas como as ilhas Baleares e a costa da Catalunha.
Esta situação poderá explicar a praga de medusas que invadiu algumas das praias espanholas mais turísticas, como da restante costa mediterrânica.
A comparação entre os mapas de 2 de Julho e 2 de Agosto, disponibilizados na página da ESA, revela diferenças significativas na temperatura das águas do Mediterrâneo. Nesse espaço de tempo, o mar passou dos 22º para os 30º.
De acordo com os registos da ESA, no passado dia 8 de Julho nas ilhas Baleares (Maiorca e Menorca) a temperatura mais fria da água correspondia à costa da capital, Palma, com 26º.
Mas, a 26 de Julho, já todas as águas das ilhas superavam os 30º, valor que também foi atingido na costa de Tarragona e Gerona, onde algumas semanas antes as águas apenas atingiam os 22º.
Estas condições acompanharam também as elevadas temperaturas registadas na região da Catalunha, em especial em Barcelona.
Este mês de Julho foi o mais quente dos últimos 92 anos, período para o qual existem registos meteorológicos.
Os mapas de calor, processados pelo sistema Medspiration da ESA, têm como objectivo informar e alertar a população sobre a temperatura da água. O projecto cobre a totalidade dos quase três milhões de quilómetros quadrados do Mediterrâneo e cria um mapa actualizado todos os dias.
A resolução utilizada permite analisar pormenores como remoinhos e frentes na distribuição da temperatura de superfície.
A ESA utiliza a combinação de imagens obtidas por vários satélites, que medem a temperatura da água de forma contínua utilizando instrumentos avançados.
![]() |
Um deles foi bastante visível no período analisado pela ESA: uma praga de medusas que inundou algumas das praias mais turísticas de Espanha, que obrigou à interdição dos banhos e a manter os turistas fora de água. Para os desprevenidos, o resultado foram picadelas que podem desencadear reacções alérgicas graves.
Apesar de não se conhecer a razão exacta deste fenómeno, supõe-se que o factor mais importante seja, exactamente, a temperatura da água.
As medusas habitam normalmente os mares tropicais, podendo também ser encontradas nas águas frias do Árctico.
Existem há 650 milhões de anos e estão habitualmente longe da costa, onde as águas são mais quentes e mais salgadas.
A sua chegada às praias estará relacionada com o aumento da temperatura da água do mar.
Também a contaminação das costas (nomeadamente, através de águas com fertilizantes que vêm dos rios) aumenta a presença de nutrientes, que atraem as medusas.
Lido aqui
Links Relacionados:
Earth from Space: Hot Waters (ESA)
Medspiration
Imagem comparativa das temperaturas daágua em 08 de Julho de 2006 e 27 de Julho de 2006

0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home