quinta-feira, julho 13, 2006

COISAS de se lhe tirar o chapéu ou COISAS que nos fazem saltar a tampa...

Indiano espanta comunidade médica

O caso é insólito e exemplifica a espantosa capacidade de recuperação do ser humano, neste caso, de um cidadão indiano, vítima de um acidente de trabalho que lhe poderia ter custado a vida.

Image Hosted by ImageShack.us

Capaz de segurar o crânio com as próprias mãos, Sambhu Roy, electricista de profissão, converteu-se no centro das atenções num hospital de Calcutá, conduzindo até si imensos curiosos, intrigados com tal bizarria.

Em Outubro do ano passado, ao reparar um cabo de alta tensão, um choque eléctrico provocou-lhe graves queimaduras na cabeça. Consequentemente, o couro cabeludo desapareceu e parte do crânio ficou visível. A ausência de fluxo sanguíneo na área afectada levou a que, meses depois, o osso se "soltasse", dando a entender que a lesão deixaria o cérebro exposto. Mas tal não aconteceu..

Image Hosted by ImageShack.us.

«Pensei que ele fosse morrer», confessou o cirurgião Ratan Lal Bandyopadhyay, em declarações à Reuters. O especialista explicou que a formação de uma camada óssea interna substituiu o "osso morto", fazendo com que este caísse. O fenómeno, extremamente raro, espantou a comunidade médica. Por se tratar de um caso inédito, alguns especialistas defendem a realização de estudos com vista a apurar se se trata, de facto, do crânio ou do escalpo do indíviduo.

Sambhu Roy já disse que não pretende ceder o seu "troféu" à comunidade médica, preferindo guardá-lo e ostentá-lo no hospital onde está internado. Os médicos estimam que o indivíduo precise de cerca de três meses até à recuperação total.


Notícia BBC